Bem vindo, você está no mestrado!

Como você deve saber, o mestrado tem duração de dois anos. O que você talvez não saiba é que dois anos é a duração máxima (e não mínima). Ou seja, você tem dois anos para creditar 5–6 disciplinas, fazer prova de pro-eficiência em inglês, arrumar um tópico de pesquisa, escrever uma qualificação sobre o tópico de pesquisa, publicar um artigo sobre o tópico de pesquisa e, finalmente, defender sua dissertação sobre o tópico de pesquisa. Esse documento é um guia geral que os alunos saibam, mais ou menos, o que é esperado durante esses dois anos.

Disciplinas

O primeiro dois anos, o aluno vai estar bastante envolvido nas disciplinas da pós-graduação. Algumas disciplinas são notóriamente difíceis, então se você teve dificuldades em (ou se você não creditou) disciplinas como teoria da computação e análise de algorítmos na graudação, procure desde o dia zero do mestrado reler/procurar material/livros/artigos para que você não tenha muito problema para embarcar nessas disciplinas. Essas duas disciplinas são obrigatórias no PPGCC e vários alunos tem problemas com elas. Vários. Você não deve cursar as duas disciplinas no mesmo semestre (acho que elas nem são ofertadas juntas). Então no primeiro semestre você cursa uma, no segundo a outra. Além de uma das duas disciplinas, o aluno deve cursar a disciplina de Metodologia de Pesquisa (também obrigatória), e alguma outra optativa (a ser definada a cada semestre). O aluno deve fazer três disciplinas no primeiro semestre (duas obrigatórias e uma optativa), e duas no segundo (uma obrigatória e uma optativa).

Dado o peso das disciplinas do primeiro semestre, nós (orientador e aluno) teremos pouco contato. Dessa forma, não é esperado que o aluno realize atividade de pesquisa no primeiro semestre. Exceto no caso de que o aluno já tenha uma boa bagagem nessa disciplina e esteja em dedicação exclusiva. Do contrário, estude para passar com tranquilidade nas disciplinas.

Alunos com bolsa são obrigados a fazer estágio docência, que basicamente constitui em me ajudar em alguma disciplina. Eu recomendo que o estágo docência seja feito no terceiro semestre de curso – após creditar todas as disciplinas. Estágio docência não requer muito esforço: basicamente preparar e ministrar três ou quatro aulas, além de ajudar o professor em sala, em dias de exercício e prova. As disciplinas de estágio docência são definidas somente no semestre em questão (mas geralmente estão ligadas a programação).

Alunos sem bolsa também fazem estágio docência para contabilizar créditos no mestrado (também no terceiro semestre).

Inglês

O PPGCC cobra que todos seus alunos façam prova de pro-eficiência em Inglês. A UFPA, por meio do instituto de letras, fornece regularmente para os alunos da instituição o exame PROFILE que é aceito pelo PPGCC. Fique de olho nas datas e faça a prova ainda no primeiro semestre. Se alguma coisa der errado, você ainda tem três outros semestres para fazer a prova. Não deixe para o último semestre. Já aconteceu semestres em que a prova não foi ofertada. Sem fazer o exame, o aluno não pode marcar sua defesa. Se você tem dificuldades com Inglês, começe estudar desde o dia zero.

Pesquisa

Você deve começar a fazer leituras de potenciais temas de pesquisa no segundo semestre, já que no começo do terceiro semestre (em torno de Feveiro ou Março) acontecem as qualificações do mestrado. Para poder qualificar, o aluno já deve ter identificado um problema e uma potencial solução. Não é necessário ter resultados iniciais, apesar de ser interessante. No entanto, uma história bem fundamentada (com descrição da sua relevância, métodos científicos, observação da literara, etc) é mais importante do que resultados que não estão embasados em problems relavantes ou em metodologias rígidas. Discuta com seu orientador os temas que ele trabalha que pode lhe interessar (veja aqui ou leia aqui). Os alunos também estão livres para trazerem seus próprios problemas. No entanto, tenha em mente que problemas que não estão no critial path do seu orientador tem menos chances de receber atenção.

Após a qualificação, o terceiro e o quarto semestres são quando o aluno deve trabalhar mais fortemente na dissertação. Ao longo do segundo ano, o aluno deve (1) saber justificar porque o seu problema é relevante (ie, pq vc está estudando x e não y?), (2) saber empregar um método de pesquisa adequado para ajudar a resolver o problema (ie, pq esse método se o trabalho k usa outro metodo?), (3) saber quem são seus concorrentes diretos (ie, quais são os artigos atuais que são extremamente relacionados com o seu? O que o seu faz de diferente?), (4) saber quais são as limitações do seu trabalho (ie, o que ele não faz), e (5) saber pq as limitações não invalidam o trabalho.

Como deve-se perceber, ao longo desse ano dezenas (mais provavelmente mais de uma centena) de artigos devem ter passado pela mão do aluno. Acostume-se com leitura em Inglês. Tenha o habito de fazer anotações. Escreva sobre os trabalhos relacionados. Acostume-se com os nomes dos autores e o veículo de publicação dos artigos.

Publicação de artigos

Além dos créditos das disciplinas e do exame de pro-eficiência em Inglês, alunos do PPGCC devem ter ao menos um artigo aceito (pelo menos Qualis B5) para poder defender sua dissertação. Sem artigo aceito o aluno não se forma. Ou seja, no seu mestrado, você deve ter pelo menos um artigo publicado. Existem centenas de veículos que estão aguardando por trabalhos acadêmicos com avaliação do Qualis na estratosfera. Alguns deles, no entanto, de qualidade duvidosa. Para não haver problemas, em caso de submissão em veículos internacionais, o aluno deve focar em veículos indexados pela plataforma CSIndex. Caso o aluno queria submeter o artigo para um local não indexado pela plataforma, o aluno deve justificar a relevância. Essa regra é apenas para veículos internacionais. Para os nacionais, os alunos devem ficar de olho no CBSoft e nos eventos colocados.

Seminários

Junto com outros professores e alunos, nós realizamos seminários (semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da época do ano) para discutir prolemas de pesquisa, artigos científicos, etc. É extremamente importante que os alunos participem do seminário (a participação é obrigatória dos que estão em dedicação exclusiva). Aproveite também os seminários para apresentar o seu própio trabalho. Receber feedback no começo do trabalho é uma excelente forma de construir um trabalho sólido.

Orientador

O seu orientador está aqui para lhe ajudar. Muitas vezes questionando, outras vezes revisando texto, enviando artigos, ou indicando outras pessoas que possam lhe ajudar, caso eu não possa. No entanto, não é papel do orientador fazer as provas, estudar Inglês, ler os artigos, saber dos prazos, ou saber quantos créditos estão faltando (leia sobre créditos aqui). O aluno deve saber e tomar nota.

Se tudo der certo, ao fim do mestrado, o aluno deve saber mais sobre o problema de pesquisa do que seu próprio orientador.