Guia geral para alunos de mestrado do PPGCC (compilado pelo aluno Gilson Rocha).

Inglês: É necessário ter proficiência em uma língua estrangeira. O programa aceita testes como o TOEFL, e também aceita o PROFILE (http://www.ufpa.br/profile/). O PROFILE é mais barato e é oferecido pelo Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

Artigo: O programa pede, no mínimo, uma publicação em conferência ou periódico com QUALIS B5 ou superior. O aluno pode converter o artigo publicado em conferência por dois créditos usando a matéria Trabalho Individual de Pesquisa I. Publicação em periódico vale quatro créditos, através da matéria Trabalho Individual de Pesquisa II.

O aluno é obrigado a publicar um artigo, mas não em convertê-lo em crédito.

Créditos: É necessário cumprir 30 créditos, sendo 18 créditos obrigatoriamente de matérias. E os demais créditos de outras atividades obrigatórias. Ficando assim:

Matérias: 10 créditos de matérias obrigatórias e 8 de opcionais. (18 CR)

Projeto de Dissertação: Referente ao texto da qualificação. O orientador dá a nota e credita após a qualificação. (2 CR)

Artigo: artigo publicado. (2 CR ou 4 CR). Dois créditos para conferência e quatro para periódicos.

Estágio de Docência: estágio de docência (obrigatório apenas para bolsistas). (2 CR)

Dissertação: defesa da dissertação. (6 CR)

Totalizando 30 CR

Banca de Qualificação: O Bianchi não colocou nenhuma restrição, geralmente na banca de doutorado que são feitas mais exigências. Ele apenas colocou sugestões, como exemplo: “professor amigo na banca as vezes não ajuda muito”, entre outras “boas práticas” que você já deve ter em mente. Enfim, a banca pode ser formada por membros internos ou externos do programa. Então, acredito que possa ser formada pelas pessoas que você citou na reunião da semana passada.