Instrução gerais para alunos de mestrado

O mestrado é um passo importante para sua carreira, seja como pesquisador ou profissional na industria de software.

A ideia geral de um mestrado, ao meu ver, é fornecer ao aluno uma introdução ao método científico. Dessa forma, a principal contribuição do aluno deve ser na aplicação de um método científico em um dado problema de pesquisa. Durante o mestrado, você deve cursar disciplinas e ler livros e artigo (muito mais livros do que artigos) que ajude você a resolver esses dois pontos mencionados (entender o que é um método científico e resolver um problema de pesquisa).

Como você deve saber, o mestrado tem duração de dois anos. O que você talvez não saiba (eu não sabia quando eu fiz o meu mestrado) é que dois anos é a duração máxima (e não mínima). Ou seja, você tem dois anos para creditar 5–6 disciplinas, fazer prova de pro-eficiência em inglês, arrumar um tópico de pesquisa, escrever uma qualificação sobre o tópico de pesquisa, publicar um artigo sobre o tópico de pesquisa e, finalmente, defender sua dissertação sobre o tópico de pesquisa. Esse documento é um guia geral que os alunos saibam, mais ou menos, o que é esperado durante esses dois anos.

Bolsas

Até 2020, o PPGCC da UFPA tinha um número razoável de bolsas que era suficiente para (praticamente?) todos os alunos que de mestrado que tinham interesse em bolsa e que não tinham emprego. No entanto, em 2021, dado a uma série de acontecimentos, o número de bolsas do PPGCC diminuiu significativamente. Saiba mais sobre bolsas de estudo no PPGCC por este link. Para 2022, é esperado um número muito pequeno de bolsas do PPGCC. Alternativamente, estou sempre em busca de outros mecanismos de financiamento.

Disciplinas

No primeiro ano, o aluno vai estar bastante envolvido nas disciplinas da pós-graduação. Algumas disciplinas são notoriamente difíceis, então se você teve dificuldades em (ou se você não creditou) disciplinas como teoria da computação e análise de algoritmos na graduação, procure desde o dia zero do mestrado reler/procurar material/livros/artigos para que você não tenha muito problema para embarcar nessas disciplinas. Essas duas disciplinas são obrigatórias no PPGCC e vários alunos tem problemas com elas. Vários. Você não deve cursar as duas disciplinas no mesmo semestre (acho que elas nem são ofertadas juntas). Então no primeiro semestre você cursa uma, e no segundo a outra. Além de uma das duas disciplinas, o aluno deve cursar a disciplina de Metodologia de Pesquisa (também obrigatória), e alguma outra optativa (a ser definida a cada semestre). Via de regra, o aluno deve fazer três disciplinas no primeiro semestre (duas obrigatórias e uma optativa), e duas no segundo (uma obrigatória e uma optativa).

Dado o peso das disciplinas do primeiro semestre, nós (orientador e aluno) teremos pouco contato. Dessa forma, não é esperado que o aluno realize atividade de pesquisa no primeiro semestre. No entanto, caso o aluno já tenha uma boa bagagem nessas disciplinas e esteja em dedicação exclusiva, seria interessante começar algum trabalho de pesquisa. Do contrário, estude para passar com tranquilidade nas disciplinas.

NOTA: Durante o ano de 2020, essa organização de não realizar pesquisa no primeiro ano foi atropelado pelo atraso do ano letivo ocasionado pela pandemia. É esperado que em 2021 essa organização volte a vigorar.

Alunos com bolsa são obrigados a fazer estágio docência, que basicamente constitui em me ajudar em alguma disciplina. Eu recomendo que o estágio docência seja feito no terceiro semestre de curso – após creditar todas as disciplinas. O estágio docência consiste em basicamente preparar e ministrar três ou quatro aulas, além de ajudar o professor em sala, em dias de exercício e prova. As disciplinas de estágio docência são definidas somente no semestre em questão (mas geralmente estão ligadas a programação).

Alunos sem bolsa também fazem estágio docência para contabilizar créditos no mestrado (idealmente também no terceiro semestre).

Inglês

O PPGCC cobra que todos seus alunos façam prova de pro-eficiência em Inglês. A UFPA, por meio do instituto de letras, fornece regularmente para os alunos da instituição o exame PROFILE que é aceito pelo PPGCC. Fique de olho nas datas e faça a prova ainda no primeiro semestre. Se alguma coisa der errado, você ainda tem três outros semestres para fazer a prova. Não deixe para o último semestre. Já aconteceu semestres em que a prova não foi ofertada. Sem fazer o exame, o aluno não pode marcar sua defesa. Se você tem dificuldades com Inglês, começe estudar desde o dia zero.

Pesquisa

Você deve começar a fazer leituras de potenciais temas de pesquisa no segundo semestre, já que no começo do terceiro semestre (em torno de Fevereiro ou Março) acontecem as qualificações do mestrado. Para poder qualificar, o aluno já deve ter identificado um problema e uma potencial solução. Não é necessário ter resultados iniciais, apesar de ser interessante. No entanto, uma história bem fundamentada (com descrição da sua relevância, métodos científicos, observação da literatura, etc) é mais importante do que resultados que não estão embasados em problems relevantes ou em metodologias rígidas. Discuta com seu orientador os temas que ele trabalha que pode lhe interessar (veja aqui ou leia aqui). Os alunos também estão livres para trazerem seus próprios problemas. No entanto, tenha em mente que problemas que não estão no critial path do seu orientador tem menos chances de receber atenção.

Após a qualificação, o terceiro e o quarto semestres são quando o aluno deve trabalhar mais fortemente na dissertação. Ao longo do segundo ano, o aluno deve:

  • (1) saber justificar porque o seu problema é relevante (ie, pq vc está estudando x e não y?),
  • (2) saber empregar um método de pesquisa adequado para ajudar a resolver o problema (ie, pq esse método se o trabalho k usa outro método?),
  • (3) saber quem são seus concorrentes diretos (ie, quais são os artigos atuais que são extremamente relacionados com o seu? O que o seu faz de diferente?),
  • (4) saber quais são as limitações do seu trabalho (ie, o que ele não faz), e
  • (5) saber pq as limitações não invalidam o seu trabalho.

Como deve-se perceber, ao longo desse segundo ano, dezenas (mais provavelmente mais de uma centena) de artigos devem ter passado pela mão do aluno. É esperado que o aluno esteja sempre lendo um artigo. Eu posso lhe enviar artigos, mas é adequado que o aluno mantenha uma postura mais ativa, buscando seus próprios artigos. Acostume-se com leitura em Inglês. Tenha o habito de fazer anotações. Escreva sobre os trabalhos relacionados. Acostume-se com os nomes dos autores e o veículo de publicação dos artigos.

Publicação de artigos

Além dos créditos das disciplinas e do exame de pro-eficiência em Inglês, alunos do PPGCC devem ter ao menos um artigo aceito (pelo menos Qualis B5) para poder defender sua dissertação. Sem artigo aceito o aluno não se forma. Ou seja, no seu mestrado, você deve ter pelo menos um artigo publicado. Existem centenas de veículos que estão aguardando por trabalhos acadêmicos com avaliação do Qualis na estratosfera. Alguns deles, no entanto, de qualidade duvidosa. Para não haver problemas, em caso de submissão em veículos internacionais, o aluno deve focar em veículos indexados pela plataforma CSIndex. Caso o aluno queria submeter o artigo para um local não indexado pela plataforma, o aluno deve justificar a relevância. Essa regra é apenas para veículos internacionais. Para os nacionais, os alunos devem ficar de olho no CBSoft e nos eventos colocados.

Seminários

Junto com outros professores e alunos, nós realizamos seminários (semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da época do ano) para discutir problemas de pesquisa, artigos científicos, etc. É extremamente importante que os alunos participem do seminário (a participação é obrigatória dos que estão em dedicação exclusiva). Se você estiver em estágio avançado da sua pesquisa, aproveite os seminários para apresentar o seu trabalho. Receber feedback no começo do trabalho é uma excelente forma de construir um trabalho sólido.

Orientador

O seu orientador está aqui para lhe ajudar. Muitas vezes questionando, outras vezes revisando texto e artigos, ou até mesmo indicando outras pessoas que possam lhe ajudar, caso eu não possa. No entanto, o orientador também não é seu chefe, no sentido de lhe dizer exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito. Uma atividade de pesquisa é, intríssicamente, estudar o desconhecido. Embora hajam metodologias científicas que apoiem o processo de pesquisa, é improvável que um orientador (ou qualquer outra pessoa), saiba exatamente o que deve ser feito. Se soubese, é muito provável que não seja pesquisa.

Ademais, não é papel do orientador fazer as provas, estudar Inglês, saber dos prazos das disciplinas ou do seu mestrado, ou saber quantos créditos estão faltando (leia sobre créditos aqui). O aluno deve saber e tomar nota.

Se tudo der certo, ao fim do mestrado, o aluno deve saber mais sobre o problema de pesquisa do que seu próprio orientador.