Créditos para alunos de mestrado

Guia geral dos créditos para alunos de mestrado do PPGCC (compilado pelo aluno Gilson Rocha).

Inglês: É necessário ter proficiência em uma língua estrangeira. O programa aceita testes como o TOEFL, e também aceita o PROFILE (http://www.ufpa.br/profile/). O PROFILE é mais barato e é oferecido pelo Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

Artigo: O programa pede, no mínimo, uma publicação em conferência ou periódico com QUALIS B5 ou superior. O aluno pode converter o artigo publicado em conferência por dois créditos usando a disciplina Trabalho Individual de Pesquisa I. Publicação em periódico vale quatro créditos, através da matéria Trabalho Individual de Pesquisa II.

O aluno é obrigado a publicar um artigo, mas não em convertê-lo em crédito.

Créditos: É necessário cumprir 30 créditos, sendo 18 créditos obrigatoriamente de matérias. E os demais créditos de outras atividades obrigatórias. Ficando assim:

Matérias: 10 créditos de matérias obrigatórias e 8 de opcionais. (18 CR)

Projeto de Dissertação: Referente ao texto da qualificação (2 CR). O orientador dá a nota e credita após a qualificação.

Artigo: Artigo publicado (2 CR ou 4 CR). Dois créditos para conferência e quatro para periódicos.

Estágio de Docência: Estágio de docência (obrigatório apenas para bolsistas). (2 CR)

Dissertação: Defesa da dissertação. (6 CR)

Totalizando 30 CR

Banca de Qualificação: A banca pode ser formada por membros internos ou externos do programa (e da universidade). É interessante você conhecer as pessoas no Brasil que trabalham na sua área, pois assim você pode sugerir para que elas participem da sua banca.